domingo, 7 de fevereiro de 2010

O TRAÇADO DO TGV NO CONCELHO DE ANADIA

Terminou no passado dia 5 de Fevereiro de 2010, sexta-feira, a fase de consulta pública do procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), durante a qual os interessados poderiam pronunciar-se sobre as opções em avaliação e consultar o Estudo de Impacte Ambiental na Câmara Municipal (no concelho de Anadia existem duas opções, tendo-se de optar pelo EIXO 4 ou EIXO 5).

Salvo melhor entendimento, da consulta efectuada sobressai o seguinte:

O EIXO 4 ocupa menos o concelho e destrói uma ou duas habitações, a moderna "Adega Quinta do Encontro" e vinhedos circundantes ( pertencentes à moderna "Adega Campo Largo").

O EIXO 5 ocupa mais o concelho, destrói cerca de 25 habitações e passa mais perto das localidades de Tamengos, Óis do bairro e Ancas.


Seguidamente, haverá uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA), da competência do Secretário de Estado do Ambiente, e será aprovada a alternativa de traçado a implementar, após a qual a RAVE dará início ao desenvolvimento do projecto de execução, de maior detalhe, em que serão optimizadas as soluções a implementar, e cuja conformidade com a DIA será verificada através do correspondente Relatório Descritivo da Conformidade do Projecto de Execução (RECAPE).




Sem comentários: