terça-feira, 28 de julho de 2009

Apresentação oficial dos candidatos do CDS/PP aos Órgãos Autárquicos de Anadia




A apresentação oficial dos candidatos do CDS/PP aos Órgãos Autárquicos de Anadia foi efectuada na Estalagem de Sangalhos.
Perante cerca de 150 pessoas, o Presidente da Concelhia, Dr. João Tiago Castelo Branco, apresentou em primeiro lugar o Mandatário de Lista do CDS/PP-Anadia para as Eleições Autárquicas de 2009, Dr. Adelino Ferreira da Silva, os candidatos cabeça de lista para as Freguesia do Concelho, o candidato à Assembleia Municipal, Eng.º Sidónio Simões, a candidata à Câmara Municipal, Doutora Maria do Céu Castelo-Branco.
O Mandatário, Dr. Adelino Ferreira da Silva, é um reconhecido Advogado, um militante activo do CDS/PP e foi o trigésimo nono Presidente da Câmara Municipal de Anadia, tendo exercido funções entre 1963 e 1974. No seu discurso justificou que aceitou ser Mandatário pelo seu percurso de militante centrista, considerando o convite como um Prémio pelo serviço que sempre prestou ao Partido.
Os candidatos cabeça de lista para as Freguesias são os seguintes: para Mogofores, António de Jesus Oliveira, Contabilista, para Amoreira da Gândara, António Augusto Marques da Silva, Avicultor, para Avelãs de Cima, Hernâni Manuel Simões Rodrigues, Trabalhador por conta própria, para Sangalhos, Trajano Filipe da Costa Martins, Técnico Social/Animador Social, para S. Lourenço do Bairro, Anselmo Rodrigues das Neves, Economista, para Vilarinho do Bairro, Nuno Miguel Gonçalves Seabra, Gestor de Empresas/Bancário, para Tamengos, António Manuel Ribeiro Pimentel, Responsável de armazém, para Aguim, João Paulo de Oliveira Dias de Castro, Técnico comercial, para Arcos - José Luciano Baptista Gomes, Professor de Música, para a Moita, Jorge Matos, Contabilista.
O candidato à Presidência da Mesa da Assembleia Municipal de Anadia, Eng. Sidónio Carvalho da Cruz Ferreira Simões, é Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e detém uma Pós-graduação em Planeamento Municipal e Desenho Urbano e uma Pós-graduação em Planeamento de Transportes e Pavimentos Rodoviários, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Ao longo do seu percurso profissional foi Eng.º Assessor Principal da Câmara Municipal de Anadia, Eng.º Assessor, por urgente conveniência de serviço, para prestar serviço no Plano Director Municipal (PDM) na Câmara Municipal de Anadia, Chefe da Divisão de Estudos e Planeamento, em comissão de serviço, tendo como funções coordenar o Gabinete de Estudos e Projectos na Câmara Municipal de Anadia, e em 1994 foi Técnico responsável da Equipa do Plano Director Municipal de Anadia, coordenada pelo Prof. Lusitano dos Santos. A partir de Julho de 1997 foi Chefe da Divisão de Recuperação do Centro Histórico e Chefe de Divisão do Gabinete para o Centro Histórico, na Câmara Municipal de Coimbra. Actualmente, desde Junho 2002, é Director do Gabinete para o Centro Histórico, da Câmara Municipal de Coimbra.
Antes da apresentação da candidata à Presidência da Câmara Municipal de Anadia, a Deputada e Vice-Presidente da Assembleia da República, Dr.ª Teresa Caeiro, proferiu algumas palavras de agradecimento e de contentamento por estar em Anadia e por verificar que o CDS/PP-ANADIA está a desenvolver um trabalho meritório e visível, que está a mudar e vai melhorar as práticas políticas existentes no concelho e que os munícipes de Anadia vão perceber que votar no CDS/PP é apostar no desenvolvimento e na implementação da liberdade e da democracia no concelho.
A candidata à Presidência da Câmara Municipal de Anadia, Professora Doutora Maria do Céu Anjos Simões Hall Castelo-Branco, é Professora do Quadro de Educação Especial no Agrupamento de Escolas de Anadia, Doutora em Ciências da Educação, pela Universidade de Aveiro, Mestre em Activação do Desenvolvimento Psicológico (Psicologia Educacional), pela Universidade de Aveiro, Especialista em Problemas de Motricidade e Cognição e Educadora de Infância. É Formadora de Formadores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho, Investigadora Integrada no Centro de Investigação em Educação e Ciências do Comportamento no Departamento das Ciências da Educação da Universidade de Aveiro, Coordenadora Científica do Curso de Formação Especializada em Educação Especial em Problemas de Motricidade e Cognição na Universidade Lusíada de Lisboa, membro de júri e Arguente de Provas Públicas na Universidade Lusíada de Lisboa, membro do Conselho para a Promoção da Ordem dos Professores. Associação Nacional de Professores e Conselheira da Associação Nacional de Professores. Tem inúmeras publicações científicas em Livros, em Revistas Nacionais e Internacionais. Desenvolveu e desenvolve comunicações em Congressos, Seminários e Conferências. Tem duas publicações em poesia, um livro intitulado Exílio(s) com África no fundo do olhar… e integra a Antologia de Poesia e Prosa Poética Portuguesa Contemporânea. Tem como hobby a pintura e tem participado em exposições de pintura colectivas e particulares, nomeadamente na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa, no Museu Dionísio Pinheiro em Águeda, na “II Bienal de Pintura”, organizada pelo Agro-Bazan em Espanha e a exposição promovida pelo Núcleo Museológico de Arte Contemporânea. Em 1994 foi Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas Preparatória e Secundária de Anadia.
No seu discurso evidenciou que os candidatos que integram as listas Autárquicas do CDS/PP-ANADIA aceitaram este desafio porque entendem que as políticas governativas actuais não têm resolvido os problemas essenciais do concelho e dos seus munícipes. Acrescentou, que esta equipa está convicta de que vai fazer melhor, com outras práticas políticas e com prioridades mais centradas nas pessoas, nas suas necessidades e anseios. E com soluções que resolvam os problemas básicos que afectam os cidadãos e o desenvolvimento do concelho. O levantamento criterioso feito pelo CDS/PP-ANADIA constatou graves carências em áreas como a educação e a saúde e em áreas relacionadas com o bem-estar socioeconómico e com a identidade e cultural e ambiental do concelho.
Realçou a educação como “um factor basilar na construção do conhecimento e do desenvolvimento, e crucial na estruturação de uma sociedade mais coesa para enfrentar desafios e adversidades”. Contudo, no âmbito das competências da autarquia “podemos verificar o estado de degradação física em que se encontram alguns dos equipamentos escolares do ensino pré-escolar e básico. A par disso, as condições ambientais em nada promovem a aprendizagem, o mobiliário não responde a requisitos ergonómicos, o material elementar para o quotidiano escolar é inexistente, o que leva os docentes à constante pedinchice para a resolução de problemas que põe em causa a proficuidade do ensino. Urge, igualmente, promover programas relativos à reabilitação profissional das pessoas com deficiência que, após a escolaridade obrigatória ou a formação profissional, ficam confinados nas suas casas, deprimidos e isolados, num vazio quanto ao presente e ao futuro”.
Realçou, igualmente, “a necessidade emergente de uma intervenção consistente da autarquia, na resolução dos casos de pobreza extrema e de exclusão social, através de projectos e parcerias com a comunidade e com as instituições de cariz social e solidário, que abranjam também acções de formação e informação das populações”. Urge, igualmente, dar resposta aos cidadãos portadores de deficiência que, após a escolaridade obrigatória ou a formação profissional, ficam confinados nas suas casas, deprimidos e isolados, num vazio quanto ao presente e ao futuro”.
Outro aspecto evidenciado foi a inexistência de pólos industriais apelativos ao investimento, o que leva os empreendedores para outras zonas industriais existentes nos concelhos vizinhos. Em Anadia, “abundam zonas industriais mas sem infra-estruturas adequadas, cuja concepção, construção e distribuição não têm seguido políticas de rigor, com atropelos à realidade ecológica e ambiental, em prejuízo do erário público e da criação de emprego”. E sublinhou: “enquanto noutros concelhos vizinhos o desenvolvimento é notório (Oliveira do Bairro, Cantanhede, Mealhada) Anadia retrocede e o seu crescimento circunscreve-se a rotundas ou a obras de visibilidade que escamoteiam as reais carências do concelho”.
Focou, igualmente, “a total insensibilidade quanto ao aproveitamento do potencial turístico do concelho, rico em termas (Curia, Vale da Mó e Banhos), restauração e hotelaria e no desordenamento, no planeamento e na adequação, entre o que é o património natural e património edificado, em prejuízo das potenciais riquezas que o concelho oferece”.
No que diz respeito à saúde, referiu que “o concelho necessita de uma Unidade de Saúde de apoio à população, aberto 24 horas, que atenda situações clínicas que não se enquadram na nova nomenclatura do atendimento “urgente” ou “emergente” mas que necessitam de uma intervenção imediata, resposta que não existe e que, eventualmente, continuará a não existir com a aplicação do actual normativo que regula a criação dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) ”.
Maria do Céu Castelo-Branco deu ênfase às sucessivas demolições feitas pela Câmara Municipal de Anadia, “um atentado grave à herança patrimonial e cultural do concelho, actos que só advêm de uma genuína ignorância de quem não sabe que preservar a identidade patrimonial do concelho é uma fonte de conhecimento que abarca emoções e valores simbólicos, memórias que consolidam a identidade social e cultural de uma comunidade e de um País”.
“Acabar com o défice democrático existente no concelho é um imperativo da governação do CDS/PP. A primeira prioridade será a de apelar ao dever de cidadania, motivando os cidadãos na participação das decisões políticas, através de referendos municipais, figura que contempla os mais elementares direitos democráticos e que até hoje nunca foi utilizada, durante os 35 anos de governação social-democrata”.
“Acredito nas qualidades pessoais e políticas dos nossos candidatos, por isso também acredito que se perspectivam resultados significativos para o CDS/PP nas Autárquicas de 2009”.
“Acredito, também, que o CDS/PP-ANADIA pode fazer a diferença no Concelho. Vai pautar o seu caminho a pensar no bem-estar do Concelho e dos seus Munícipes”.
“Não sou política. Sou uma cidadã que se preocupa com o seu concelho e que quer boas práticas políticas de rigor e transparência. Acredito no futuro. Um futuro com soluções. Ao serviço do Concelho”.

Sem comentários: